Saúde

Só seis cidades brasileiras continuam sem registro de Covid-19, quatro delas em MG

0

Apenas seis municípios brasileiros não registraram casos de Covid-19

Barreira sanitária em São Tomé das Letras, no Sul de Minas Gerais — Foto: Cristiane Leite/TV Globo
Barreira sanitária em São Tomé das Letras, no Sul de Minas Gerais — Foto: Cristiane Leite/TV Globo

Botumirim (MG), Cedro do Abaeté (MG), Pedro Teixeira (MG), São Thomé das Letras (MG), Laranjal (PR) e Cerro Branco (RS) não tiveram confirmações da doença.

Sete meses depois da confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, apenas seis cidades continuam sem casos confirmados da doença. Quatro delas ficam em Minas Gerais: Botumirim, na Região Norte; Cedro do Abaeté, na Região Central; Pedro Teixeira, na Zona da Mata, e São Thomé das Letras, no Sul do estado.

A pequena Laranjal, de pouco mais de 6 mil habitantes, é a única cidade paranaense livre do coronavírus. A cidade não tem hospital e, para evitar o contágio, as medidas sanitárias foram reforçadas, inclusive para os 300 moradores que viajam 100 km, todos os dias, para trabalhar em outro município.

Laranjal, no Paraná  — Foto: Prefeitura de Laranjal/Divulgação
Laranjal, no Paraná — Foto: Prefeitura de Laranjal/Divulgação

No Sul do Brasil, além de Laranjal, uma cidade gaúcha não registrou a doença. A maioria dos 4 mil moradores de Cerro Branco vive na zona rural. Agentes de saúde, carros de som e uma rádio dão orientações sobre a Covid-19.

Cidades sem casos de Covid-19

  • Botumirim (MG)
  • Cedro do Abaeté (MG)
  • Cerro Branco (RS)
  • Laranjal (PR)
  • Pedro Teixeira (MG)
  • São Thomé das Letras (MG)

Em Minas, a histórica e turística São Thomé das Letras é famosa pelas belezas naturais e por fazer parte de um roteiro místico. A cidade costumava receber visitantes do Brasil todo, mas os turistas foram proibidos de entrar nela, em março, para proteger os moradores.

Cerro Branco, no Rio Grande do Sul  — Foto: Prefeitura de Cerro Branco/Divulgação
Cerro Branco, no Rio Grande do Sul — Foto: Prefeitura de Cerro Branco/Divulgação

A prefeitura também instalou barreiras sanitárias, que funcionam 24 horas por dia, nas entradas que dão acesso ao município. A reabertura foi parar na Justiça e, nesta quinta-feira (15), uma nova decisão determinou que a cidade volte a receber turistas.

“A cidade só pode receber 20% da capacidade de leitos disponível no município. Aqui na cidade não possuímos hospital. Apenas essa UBS, que é uma unidade de atendimento básica. Não temos leito de UTI, respirador, não temos. A gente tem apenas um respirador para apenas transporte do paciente”, disse a coordenadora de Vigilância de Saúde da cidade.

Segundo o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelos governantes acabam evitando o registro de casos.

Cedro do Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais  — Foto: Prefeitura do Cedro do Abaeté/Divulgação
Cedro do Abaeté, no Centro-Oeste de Minas Gerais — Foto: Prefeitura do Cedro do Abaeté/Divulgação

“São locais que têm uma baixa densidade demográfica. É claro que só isso não seria suficiente, as opções dos gestores locais fazem toda a diferença. A gente tem visto isso pelo mundo inteiro. Quando o gestor tem uma postura bem dura em relação a questão dessas medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomeração, a gente tem visto que há um grande sucesso nesse enfrentamento”, afirmou.

Outras nóticias

Suécia libera idosos de isolamento

Contrariando países europeus, a Suécia anunciou que os idosos não precisam mais se isolar para proteger-se da pandemia. A agência responsável pelo combate à Covid-19 afirmou que a decisões foi baseada em pesquisas do governo sobre riscos crescentes à saúde ...

Brasil não importa vacinas da China

Das 31 vacinas que estão disponíveis de graça pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, 16 são importadas. Destas, oito são de laboratórios indianos, entre elas está a Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e Rubéola. Na sequência, aparece a ...

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

TERMOS DE USO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS

  1. Em respeito ao direito fundamental de liberdade de expressão, o Portal permite aos Usuários que publiquem comentários junto das notícias e opiniões veiculadas nesta página.
  • O Usuário, sob pena de responder civil e penalmente, compromete-se em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para sua identificação pessoal, e isenta o Portal de notícias de responsabilidade quanto a eventuais informações inverídicas que venha a prestar.
  • Usuários menores de 18 anos, que venham a se manifestar e comentar as notícias e opiniões disponíveis no portal, deverão ser assistidos de seus responsáveis, que responderão civil e penalmente pelo conteúdo.
  • O Usuário compromete-se em publicar comentários e manifestações cordiais, que não violem a legislação nacional vigente ou que impliquem em ilícito de qualquer natureza. Sendo vedada qualquer manifestação discriminatória ou que atente contra a dignidade da pessoa humana.
  • Ao publicar comentário, o Usuário autoriza o Portal que exiba o conteúdo por tempo indeterminado, sem qualquer restrição. Sendo facultado ao Portal que se utilize do conteúdo para qualquer fim, sem qualquer ônus, independentemente de consentimento.
  • O Portal se reserva ao direito de registrar e armazenar qualquer comentário realizado pelo Usuário na página, ainda que tal conteúdo venha a ser indisponibilizado ou excluído por qualquer razão.
  • O Portal se reserva ao direito de suspender, remover ou indisponibilizar qualquer comentário ou manifestação realizada pelo Usuário nesta plataforma, independentemente de comunicação prévia ou de justificativa de motivos.
  • O Portal resguarda a possibilidade de fornecer dados e registros dos Usuários às autoridades públicas, com o objetivo de colaborar com procedimentos oficiais de natureza judicial ou administrativa.