Justiça

“Odeio a raça negra, eles são ladrões e bandidos,” diz mulher dentro de agência bancária

0

racismo
Foto: Reprodução

Uma mulher foi indiciada por injúria racial em João Pessoa, na Paraíba, após proferir ofensas racistas contra pessoas em uma agência bancária do Banco do Brasil, na última quinta-feira (15).

No vídeo que circula pelas redes sociais, uma senhora de 50 anos aparece dizendo que “odeia negros” pois eles são “ladrões” e “bandidos”. 

“Pode filmar. Eu, Luzia Sandra de Medeiros, solteira, sou a maior racista do planeta Terra. Odeio a raça negra, odeio, vocês são bandidos, ladrões”, diz a mulher para os presentes na agência. 

De acordo com a 1ª Delegacia Seccional de Polícia Civil de João Pessoa, ela foi conduzida à central de flagrantes de João Pessoa, e um boletim de ocorrência foi registrado. A delegada plantonista declarou flagrante pelo crime de injúria racial, e a acusada foi liberada após pagar fiança de R$ 350. 

O inquérito policial foi encaminhado a uma delegacia especializada em combate a crimes de homofobia e racismo, segundo o delegado da 1ª seccional, Pedro Ivo, para que uma investigação mais apurada possa ser feita.

Segundo ele, já foram solicitadas as imagens do circuito de câmeras de segurança da agência bancária e também vídeos gravados por testemunhas para que a perícia seja realizada. 

A partir disso, o delegado poderá concluir a investigação e definir se o caso se trata de injúria racial ou de racismo, que é um crime inafiançável.

Segundo o delegado, um outro vídeo, gravado em um loja de departamentos, mostra a mesma mulher proferindo palavras racistas.

Esse segundo vídeo foi encaminhado à mesma delegacia especializada, para que, de acordo com o delegado, seja investigado, e as providências necessárias sejam tomadas.

Em nota, o Banco do Brasil disse que repudia o ocorrido e que valoriza a diversidade.

“O BB lamenta o ocorrido e repudia qualquer forma de preconceito. O Banco do Brasil valoriza a diversidade entre seus funcionários e clientes”, afirmou a instituição financeira.

Outras nóticias

Kassio Marques visita Luiz Fux; posse será dia 5 de novembro

Horas após a nomeação do desembargador Kassio Nunes Marques como ministro do Supremo Tribunal Federal ter sido publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta quinta-feira (22), o recém-nomeado fez uma visita ao presidente da corte, Luiz Fux. ...

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

TERMOS DE USO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS

  1. Em respeito ao direito fundamental de liberdade de expressão, o Portal permite aos Usuários que publiquem comentários junto das notícias e opiniões veiculadas nesta página.
  • O Usuário, sob pena de responder civil e penalmente, compromete-se em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para sua identificação pessoal, e isenta o Portal de notícias de responsabilidade quanto a eventuais informações inverídicas que venha a prestar.
  • Usuários menores de 18 anos, que venham a se manifestar e comentar as notícias e opiniões disponíveis no portal, deverão ser assistidos de seus responsáveis, que responderão civil e penalmente pelo conteúdo.
  • O Usuário compromete-se em publicar comentários e manifestações cordiais, que não violem a legislação nacional vigente ou que impliquem em ilícito de qualquer natureza. Sendo vedada qualquer manifestação discriminatória ou que atente contra a dignidade da pessoa humana.
  • Ao publicar comentário, o Usuário autoriza o Portal que exiba o conteúdo por tempo indeterminado, sem qualquer restrição. Sendo facultado ao Portal que se utilize do conteúdo para qualquer fim, sem qualquer ônus, independentemente de consentimento.
  • O Portal se reserva ao direito de registrar e armazenar qualquer comentário realizado pelo Usuário na página, ainda que tal conteúdo venha a ser indisponibilizado ou excluído por qualquer razão.
  • O Portal se reserva ao direito de suspender, remover ou indisponibilizar qualquer comentário ou manifestação realizada pelo Usuário nesta plataforma, independentemente de comunicação prévia ou de justificativa de motivos.
  • O Portal resguarda a possibilidade de fornecer dados e registros dos Usuários às autoridades públicas, com o objetivo de colaborar com procedimentos oficiais de natureza judicial ou administrativa.