Notícias

Febraban explica portabilidade do Pix: ‘processo simples e padronizado’

0

QR Code será usado em nova modalidade de pagamento eletrônico, o PIX

O porta-voz do grupo de segurança da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Ivo Mósca, falou sobre como evitar o cadastramento indevido no Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. 

O BC emitiu nota nesta sexta-feira (16), informando que vai fiscalizar e punir as instituições financeiras que cadastram clientes sem autorização prévia.

“O papel dos bancos é dar a opção ao cliente de cadastrar a chave onde o cliente achar mais conveniente, e o processo de cadastramento prevê um processo de portabilidade de chave”, explicou.

Diante disso, por mais que você tenha dado uma pré-autorização ou tenha feito algum cadastramento, e queira mudar a sua chave, basta entrar na instituição que quer que seja detentora da sua chave para fazer a portabilidade.

“É um processo bastante simples, é padronizado em todo o mercado”, afirmou Mósca.

Mósca também disse sobre os benefícios de fazer o cadastramento do Pix.

“Você não precisa ter a chave cadastrada para poder efetuar uma transação do Pix. A diferença é que sem essa chave você precisa passar todas as suas informações da mesma forma que faz para TEDs e DOCs”. 

E continuou: “Então, a chave chega com uma facilidade muito grande, basta você fornecer o número do seu celular, CPF ou email para que a pessoa tenha acesso a todos os seus dados bancários e possa, então, seguir com a transferência”.

Para além do problema de cadastro, a advogada Florence Terada alertou, em entrevista na CNN, que já há no Brasil pelo menos 100 sites falsos que simulam cadastro no Pix com o objetivo de roubar dados de clientes.

“O processo do Pix é seguro, se equipara a um TED ou DOC porque pressupõe a autenticação do cliente. Porém é preciso observar o cadastro em websites. Segundo uma consultoria de segurança da informação, foram criados 100 sites falsos para roubar dados sob pretexto de estar se cadastrando no novo sistema.”

Os cadastros começaram no dia 5 de outubro. Apesar de começar a operar em fase de testes no dia 3 de novembro para alguns clientes, o Pix só estará efetivamente disponível para todos os cadastrados a partir de 16 de novembro. 

Até as 18h desta sexta são 39,2 milhões de chaves cadastradas no Pix. O número leva em conta todas as chaves cadastradas desde segunda (5).

Outras nóticias

Estudantes brasileiros são monoglotas e alienados, avalia OCDE

Para a OCDE, ‘ao lidar com a globalização, esta geração precisará de novas habilidades. Seja em ambientes de trabalho tradicionais ou empreendedores, os jovens precisarão colaborar com pessoas de diferentes disciplinas, culturas e sistemas de valor, de modo a resolver ...

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

TERMOS DE USO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS

  1. Em respeito ao direito fundamental de liberdade de expressão, o Portal permite aos Usuários que publiquem comentários junto das notícias e opiniões veiculadas nesta página.
  • O Usuário, sob pena de responder civil e penalmente, compromete-se em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para sua identificação pessoal, e isenta o Portal de notícias de responsabilidade quanto a eventuais informações inverídicas que venha a prestar.
  • Usuários menores de 18 anos, que venham a se manifestar e comentar as notícias e opiniões disponíveis no portal, deverão ser assistidos de seus responsáveis, que responderão civil e penalmente pelo conteúdo.
  • O Usuário compromete-se em publicar comentários e manifestações cordiais, que não violem a legislação nacional vigente ou que impliquem em ilícito de qualquer natureza. Sendo vedada qualquer manifestação discriminatória ou que atente contra a dignidade da pessoa humana.
  • Ao publicar comentário, o Usuário autoriza o Portal que exiba o conteúdo por tempo indeterminado, sem qualquer restrição. Sendo facultado ao Portal que se utilize do conteúdo para qualquer fim, sem qualquer ônus, independentemente de consentimento.
  • O Portal se reserva ao direito de registrar e armazenar qualquer comentário realizado pelo Usuário na página, ainda que tal conteúdo venha a ser indisponibilizado ou excluído por qualquer razão.
  • O Portal se reserva ao direito de suspender, remover ou indisponibilizar qualquer comentário ou manifestação realizada pelo Usuário nesta plataforma, independentemente de comunicação prévia ou de justificativa de motivos.
  • O Portal resguarda a possibilidade de fornecer dados e registros dos Usuários às autoridades públicas, com o objetivo de colaborar com procedimentos oficiais de natureza judicial ou administrativa.