Notícias

Clonagem do Whatsapp: saiba se proteger

0

clonagem do WhatsAppInk Drop/ShutterstockClonagem do WhatsApp continua crescendo no Brasil

No mês de setembro, 473 mil brasileiros tiveram suas contas no WhatsApp clonadas, de acordo com levantamento e projeção do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe. O número é 25% maior do que o registrado no mês anterior, e representa mais de 15 mil vítimas por dia.

Como se proteger

Confira abaixo algumas dicas para não ter o seu WhatsApp clonado:

  • Ative a “confirmação em duas etapas” no WhatsApp. Ela permite que você crie uma senha para proteger seu aplicativo. Assim, mesmo se o criminoso tiver o seu código de autenticação, ele não consegue te clonar sem essa segunda senha. Para ativar no seu WhatsApp, vá em: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas;
  • Nunca compartilhe com terceiros o código de autenticação do seu WhatsApp, que chega por SMS. 
  • Desconfie sempre de ligações ou contatos urgentes demais, que solicitam esse código.

Se você já teve o seu WhatsApp clonado , porém, veja como reverter a situação:

  • Entre no WhatsApp com seu número de telefone e confirme o código de 6 dígitos que você receber via SMS. Assim, qualquer outra pessoa que estiver acesso à sua conta será desconectado automaticamente;
  • Avise amigos e familiares que sua conta foi clonada, para que eles não acreditem caso alguém tente se passar por você na plataforma;
  • Se não estiver conseguindo ter o acesso à sua conta do WhatsApp , entre em contato com o suporte do aplicativo através do email: support@whatsapp.com;
  • Faça um boletim de ocorrência sobre o roubo da conta.

Outras nóticias

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

TERMOS DE USO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS

  1. Em respeito ao direito fundamental de liberdade de expressão, o Portal permite aos Usuários que publiquem comentários junto das notícias e opiniões veiculadas nesta página.
  • O Usuário, sob pena de responder civil e penalmente, compromete-se em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para sua identificação pessoal, e isenta o Portal de notícias de responsabilidade quanto a eventuais informações inverídicas que venha a prestar.
  • Usuários menores de 18 anos, que venham a se manifestar e comentar as notícias e opiniões disponíveis no portal, deverão ser assistidos de seus responsáveis, que responderão civil e penalmente pelo conteúdo.
  • O Usuário compromete-se em publicar comentários e manifestações cordiais, que não violem a legislação nacional vigente ou que impliquem em ilícito de qualquer natureza. Sendo vedada qualquer manifestação discriminatória ou que atente contra a dignidade da pessoa humana.
  • Ao publicar comentário, o Usuário autoriza o Portal que exiba o conteúdo por tempo indeterminado, sem qualquer restrição. Sendo facultado ao Portal que se utilize do conteúdo para qualquer fim, sem qualquer ônus, independentemente de consentimento.
  • O Portal se reserva ao direito de registrar e armazenar qualquer comentário realizado pelo Usuário na página, ainda que tal conteúdo venha a ser indisponibilizado ou excluído por qualquer razão.
  • O Portal se reserva ao direito de suspender, remover ou indisponibilizar qualquer comentário ou manifestação realizada pelo Usuário nesta plataforma, independentemente de comunicação prévia ou de justificativa de motivos.
  • O Portal resguarda a possibilidade de fornecer dados e registros dos Usuários às autoridades públicas, com o objetivo de colaborar com procedimentos oficiais de natureza judicial ou administrativa.