Política

Bolsonaro troca chefe de gabinete e assessor

0
Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto

Em atos publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou mudanças na Secretaria-Geral da Presidência, no Gabinete do Presidente da República e na Assessoria Especial da Presidência.

O ministro Jorge Oliveira foi exonerado, a pedido, do cargo de subchefe para Assuntos Jurídicos, que ocupava interinamente. Oliveira foi substiuído por Pedro Marques de Sousa, que até então ocupava o cargo de chefe Gabinete do Presidente.

Para o lugar de Marques de Sousa, Célio Faria Júnior foi nomeado o novo chefe do Gabinete e deixou a função de assessor-chefe da Presidência, que passa a ser ocupada por Carlos Alberto França.

Novo subchefe para Assuntos Jurídicos

Recém-aprovado para compor o Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro da Secretaria-Geral Jorge Oliveira foi exonerado, a pedido, de um cargo que também ocupava interinamente dentro da pasta: o de subchefe para Assuntos Jurídicos. 

Parte da Secretaria-Geral da Presidência, a subchefia para Assuntos Jurídicos presta assessoria e consultoria jurídica à Presidência e à Vice-Presidência. Atua, por exemplo, fixando a interpretação da Constituição a ser uniformemente seguida na área de atuação dos órgãos assessorados quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União.

Para o lugar de Oliveira, Bolsonaro nomeou Pedro Marques de Sousa, que até então era chefe do Gabinete Pessoal do Presidente.

Novo chefe do Gabinete do Presidente

Com a mudança do cargo de Pedro Marques de Sousa, Bolsonaro nomeou Célio Faria Júnor, antes assessor-chefe presidencial, como novo chefe de seu gabinete. 

O Gabinete Pessoal presta assistência direta e imediata ao presidente no desempenho de suas funções. Coordena as atividades da agenda, planeja as viagens e produz informações que subsidiam as audiências, entrevistas e as agendas externas.

O órgão é responsável, ainda, pela execução de tarefas de apoio ao presidente nas áreas de assessoramento particular, cerimonial, ajudância-de-ordens, manutenção, conservação e adequação dos palácios e residências oficiais, de controle da correspondência e organização do seu acervo documental privado. 

Novo assessor-chefe da Presidência

Um novo assessor-chefe também foi nomeado por Bolsonaro na mesma edição do DOU: Carlos Alberto França. Segundo a portaria que oficializa a nomeação, França passa a exercer o cargo de assessor-chefe “sem prejuízos das atribuições desse, para exercer, interinamente, o cargo de Chefe do Cerimonial da Presidência da República do Gabinete Pessoal do Presidente da República”.

O cargo representa a chefia da Assessoria Especial do Presidente da República, que assiste diretamente o presidente no desempenho de suas atribuições por meio da realização de contatos e de estudos  que subsidiem a coordenação de ações em setores específicos do governo; pela articulação com o Gabinete Pessoal na preparação de materiais de informação e de apoio, bem como na preparação de encontros e audiências do p com autoridades e personalidades nacionais e estrangeiras.

Dentre outras atribuições, a AESP-PR também é responsável por preparar a correspondência do presidente com autoridades e personalidades estrangeiras, bem como por participar, juntamente com os demais órgãos competentes, do planejamento, da preparação e da execução das viagens presidenciais no país e no exterior.

Outras nóticias

Vitória de Biden ajuda Bolsonaro recuar em veto à Huawei

“A guinada, por ora ainda tratada como possibilidade no entorno presidencial, é uma consequência da vitória de Joe Biden”. “No cenário de maior distanciamento dos Estados Unidos, já admitido pelo Planalto com cautela, o governo Bolsonaro entende que um eventual ...

Ibope: Covas 47%, Boulos 35%

A primeira pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo, depois do primeiro turno em São Paulo, confirma a vantagem de Bruno Covas (47%) sobre Guilherme Boulos (35%). Segundo o instituto, 14% dos entrevistados vão votar nulo ou em branco e há 4% de indecisos. Quando ...

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

TERMOS DE USO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS

  1. Em respeito ao direito fundamental de liberdade de expressão, o Portal permite aos Usuários que publiquem comentários junto das notícias e opiniões veiculadas nesta página.
  • O Usuário, sob pena de responder civil e penalmente, compromete-se em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para sua identificação pessoal, e isenta o Portal de notícias de responsabilidade quanto a eventuais informações inverídicas que venha a prestar.
  • Usuários menores de 18 anos, que venham a se manifestar e comentar as notícias e opiniões disponíveis no portal, deverão ser assistidos de seus responsáveis, que responderão civil e penalmente pelo conteúdo.
  • O Usuário compromete-se em publicar comentários e manifestações cordiais, que não violem a legislação nacional vigente ou que impliquem em ilícito de qualquer natureza. Sendo vedada qualquer manifestação discriminatória ou que atente contra a dignidade da pessoa humana.
  • Ao publicar comentário, o Usuário autoriza o Portal que exiba o conteúdo por tempo indeterminado, sem qualquer restrição. Sendo facultado ao Portal que se utilize do conteúdo para qualquer fim, sem qualquer ônus, independentemente de consentimento.
  • O Portal se reserva ao direito de registrar e armazenar qualquer comentário realizado pelo Usuário na página, ainda que tal conteúdo venha a ser indisponibilizado ou excluído por qualquer razão.
  • O Portal se reserva ao direito de suspender, remover ou indisponibilizar qualquer comentário ou manifestação realizada pelo Usuário nesta plataforma, independentemente de comunicação prévia ou de justificativa de motivos.
  • O Portal resguarda a possibilidade de fornecer dados e registros dos Usuários às autoridades públicas, com o objetivo de colaborar com procedimentos oficiais de natureza judicial ou administrativa.