Economia

BB e Caixa encerram parceria para oferta de serviços em lotéricas

0
x87771070_RI-RIO-DE-JANEIRO-07-04-2020-Fila-na-Casa-Loterica-da-Rua-Riachuelo-Bairro-de-Fatima-nesta.jpg.pagespeed.ic.UGYvU4MjF2.jpg
Clientes do Banco do Brasil não poderão mais sacar em lotéricas

Os dois maiores bancos públicos, Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal, se desentenderam e vão colocar fim no acordo para uso compartilhado de terminais de autoatendimento e lotéricas em todo o país. Conforme comunicado distribuído pelo BB, a parceria, que vigora há anos, acabará no dia 18 de novembro. 

Segundo interlocutores, a Caixa tentou refazer o contrato e reajustar o valor cobrado pelas operações, mas o BB considerou o aumento elevado e chegou à conclusão que não valeria a pena manter o acordo. Na avaliação do banco é mais vantajoso ampliar a rede de correspondentes (Rede Mais BB) nos municípios dependentes do uso compartilhado dos equipamentos com a Caixa.

Também teria pesado na avaliação as novidades que serão estabelecidas com o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, Pix, que passa a funcionar no dia 16 de novembro. A expectativa do Banco Central é que a partir do primeiro semestre de 2021, qualquer estabelecimento comercial possa oferecer a opção de saque aos correntistas. Com isso, o saque nas lotéricas perderá relevância, disse a fonte.

O acordo encerrado permite saques em espécie e pagamento de boletos a partir das retiradas nas lotéricas, além de consulta aos saldos das contas. Dessa forma, o BB remunerava à Caixa pelas operações e vice-versa. Ou seja, o fim da parceria é prejudicial aos clientes dos dois bancos.

Segundo fontes ligadas à Caixa, o objetivo da instituição ao renegociar o contrato com o BB era dar sustentabilidade à rede lotérica. Foi proposto um ajuste contratual que garantisse o equilíbrio econômico do contrato, mas o Banco do Brasil não aceitou, disse um técnico. Diante disso, a Caixa optou por rescindir a parceira, conforme é previsto no contrato por uma das partes.

Outras nóticias

Saldo devedor do Fies pode ser dividido em até 175 parcelas

O Diário Oficial desta quinta-feira (22) traz novas regras para renegociação de débitos dos contratos de financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). São abrangidos pela resolução contratos concedidos com recursos do Fies até o segundo semestre de 2017, vencidos e não pagos ...

Comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política de privacidade

TERMOS DE USO PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS

  1. Em respeito ao direito fundamental de liberdade de expressão, o Portal permite aos Usuários que publiquem comentários junto das notícias e opiniões veiculadas nesta página.
  • O Usuário, sob pena de responder civil e penalmente, compromete-se em fornecer informações verdadeiras e atualizadas para sua identificação pessoal, e isenta o Portal de notícias de responsabilidade quanto a eventuais informações inverídicas que venha a prestar.
  • Usuários menores de 18 anos, que venham a se manifestar e comentar as notícias e opiniões disponíveis no portal, deverão ser assistidos de seus responsáveis, que responderão civil e penalmente pelo conteúdo.
  • O Usuário compromete-se em publicar comentários e manifestações cordiais, que não violem a legislação nacional vigente ou que impliquem em ilícito de qualquer natureza. Sendo vedada qualquer manifestação discriminatória ou que atente contra a dignidade da pessoa humana.
  • Ao publicar comentário, o Usuário autoriza o Portal que exiba o conteúdo por tempo indeterminado, sem qualquer restrição. Sendo facultado ao Portal que se utilize do conteúdo para qualquer fim, sem qualquer ônus, independentemente de consentimento.
  • O Portal se reserva ao direito de registrar e armazenar qualquer comentário realizado pelo Usuário na página, ainda que tal conteúdo venha a ser indisponibilizado ou excluído por qualquer razão.
  • O Portal se reserva ao direito de suspender, remover ou indisponibilizar qualquer comentário ou manifestação realizada pelo Usuário nesta plataforma, independentemente de comunicação prévia ou de justificativa de motivos.
  • O Portal resguarda a possibilidade de fornecer dados e registros dos Usuários às autoridades públicas, com o objetivo de colaborar com procedimentos oficiais de natureza judicial ou administrativa.